Vasco de Cracovie concentra-se na formação de equipas, em actividades sociais e em novos produtos.

Vasco de Cracovie concentra-se na formação de equipas
Fevereiro 28, 2023
  • 2022: 75 000 aparelhos vendidos (+50%), 85 milhões de PLN (+64%), lucro líquido: 17 milhões de PLN (+44%)
  • Novas lojas em Paris e Maiorca e 4 no Dubai
  • Novos escritórios em Portugal e na Alemanha
  • Aquisição de equipamento para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2022 no Qatar.
  • Prémio de design e nomeação para o prémio GLOMO na feira comercial MWC em Barcelona
  • Tradutores Vasco apoiam organizações humanitárias e de assistência

À sombra da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, numa das maiores feiras de eletrónica da Europa, o MWC em Barcelona, a empresa sediada em Cracóvia apresentou um novo modelo de tradutor, o Vasco Translator V4. O dispositivo foi posto à venda ao público em geral cinco meses mais tarde.

O tradutor, que suporta 76 línguas para conversação e 108 para tradução de texto com base em fotografias, foi também apresentado nas seguintes grandes feiras de tecnologia: IFA em Berlim, GITEX no Dubai, Japan IT Week em Tóquio e, em janeiro último, na maior feira comercial do mundo, a CES em Las Vegas.

A pandemia causou incerteza e reduziu as viagens, tanto privadas como profissionais. No entanto, muitas reuniões e conversas de negócios puderam ser realizadas online sem qualquer problema. Apesar disso, a empresa duplicou as suas vendas durante a pandemia, atingindo o excelente número de 50 000 tradutores vendidos em 2021, explica o CEO da Vasco, Maciej Góralski. “As fronteiras abertas e as oportunidades de viagem levaram ao aumento esperado das unidades vendidas. Em 2022, o número de tradutores vendidos terá aumentado 50%, e o volume de negócios e os lucros terão aumentado 64% e 44%, respetivamente.

Na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, a Vasco retirou-se do mercado russo. Embora a rede de vendas neste país ainda não estivesse bem desenvolvida, a empresa decidiu abandonar as actividades planeadas e embarcou na sua própria campanha “Stand with Ukraine”. Mais de 500 tradutores electrónicos foram emprestados a cerca de 200 ONG e serviços, incluindo serviços médicos para refugiados. Os tradutores ajudaram a quebrar as barreiras linguísticas e a melhorar a compreensão das necessidades dos refugiados nas fronteiras, incluindo a fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia. Os tradutores electrónicos da Vasco também têm sido utilizados em ambulâncias, hospitais e por médicos em toda a Polónia.

A Vasco não só apoia e desenvolve a sua própria equipa, como também apoia organizações que prestam ajuda humanitária e médica a pessoas em situações de emergência em todo o mundo. A empresa doou o seu equipamento ao Minority Rights Group, à Survivor Foundation e à Medics on the Border, entre outros. Maciej Góralski, ele próprio um motorista de ambulância, esteve por detrás da formação da Equipa de Emergência PMM Vasco, que foi criada em cooperação com a Missão Médica Polaca. A equipa está atualmente a recrutar e a procurar obter a acreditação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O tradutor eletrónico é um apoio, não só para quem não sabe línguas estrangeiras. Pode ajudar aqueles que as conhecem bem, como o inglês, numa situação em que a outra parte não as conhece de todo e precisa de comunicar. – explica Maciej Góralski – Podemos ver isto claramente no exemplo dos serviços médicos, onde, graças ao tradutor eletrónico, o tempo de espera do doente é reduzido. Os dispositivos também são muito úteis quando muitas culturas se encontram no mesmo local, como durante grandes eventos como o Campeonato do Mundo de Futebol no Qatar.

Em 2022, a empresa aumentou a sua força de trabalho em 37%, para 200 pessoas. Abriu também 6 novas lojas – em França, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Budapeste e Roma – e 2 escritórios de vendas – na Alemanha e em Portugal.

Os produtos Vasco são reconhecidos pelos consumidores e profissionais dos mais diversos sectores, não só pela sua funcionalidade, mas também pelo seu design. Como prova disso, ganharam os prémios mais prestigiados na categoria de design industrial: o Red Dot Design Award, apelidado de “Óscar do design”, e o New York Product Design, este último atribuído em 2021 ao modelo M3 e em 2022 ao novíssimo tradutor da empresa. Além disso, o Vasco Translator V4 recebeu o prémio Good Design Award do Japan Institute for Design Promotion.

Para além dos prémios de produto, o fundador e CEO da Vasco, Maciej Góralski, foi também distinguido no concurso Empreendedor do Ano da EY, onde foi finalista na categoria de Nova Tecnologia/Inovação. Foi também nomeado para o Prémio Contra a Indiferença do Instituto Auschwitz para os Direitos Humanos pelo seu trabalho em prol da Ucrânia.

Agnieszka Noskowska

Agnieszka Noskowska, desde o início da sua carreira que está ligada ao marketing e há vários anos que se dedica às relações públicas, onde é apaixonada por projectos criativos. Encontra o equilíbrio no ciclismo de estrada, nas caminhadas de montanha e na bricolage. Embora adore o seu trabalho, se pudesse voltar a escolher uma carreira, tornar-se-ia carpinteira, de forma a combinar o seu amor pelo artesanato e pela natureza.

ENTRADAS SEMELHANTES