Parte da Equipa de Emergência PMM Vasco deslocou-se ao Iraque, onde formou equipas médicas locais que trabalham em campos de refugiados no Curdistão.
O curso de formação de três dias beneficiou 24 profissionais de saúde, incluindo médicos, ginecologistas, técnicos de ultra-sons, farmacêuticos, técnicos de laboratório, dentistas e técnicos de prótese dentária.
O programa abrangeu temas como os cuidados de saúde mental para o pessoal médico, a sensibilização para a saúde e a administração de medicamentos e antibióticos. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender, entre outras coisas, métodos de gestão do stress no trabalho, técnicas de sensibilização para a saúde nos campos de refugiados ou procedimentos de tratamento para casos médicos específicos.
Os cursos foram orientados pela psicóloga Joanna Trela, pelo médico de família Piotr Furman, pela enfermeira Paula Leznicka e pelo farmacêutico Tomasz Grzelczak. Os cursos de formação foram organizados no âmbito do projeto “Assistência médica e dentária aos refugiados, às pessoas deslocadas e à comunidade local nas províncias de Erbil e Al-Hamdaniya no Iraque”, financiado pelo programa de ajuda polaco do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia.