DnD 5e: Lista completa de línguas padrão e exóticas

Dados espalhados no tabuleiro sobre um fundo de figuras de fantasia.
Fevereiro 10, 2023

De Elvish no Senhor dos Anéis a Dothraki no Jogo dos Tronos, as línguas fictícias da fantasia tornaram-se parte integrante da cultura pop.

Estas línguas são uma forma fascinante, tanto para autores como para jogadores, de explorar novos mundos e criar histórias memoráveis.

Mas pelo menos em alguns aspetos, não há casos como dungeons and dragons (DnD). Com o seu próprio conjunto único de linguagens de fantasia que podem ser usadas nas suas contas para criar culturas distintas e dar aos personagens personalidades com estilo de vida, é um dos exemplos mais interessantes de universos linguísticos fictícios.

FAQ:

O que é Dungeons & Dragons 5e?

Dungeons & Dragons 5e é a última edição do popular jogo de RPG que foi lançado em 2014 e tem sido a versão mais popular desde então. É um jogo de fantasia em que os jogadores criam as suas próprias personagens e vão em aventuras num mundo de magia e monstros. Tem sido melhorado para encorajar a imaginação dos jogadores, colaboração e capacidade de resolução de problemas.

Quais são as línguas mais comuns utilizadas em Dungeons & Dragons?

As línguas mais comuns utilizadas em Masmorras & Dragões são Comum, Undercommon, Dwarvish, Elvish, Gigante, Gnomish, Goblin, Halfling, e Orc. Comum é a língua mais falada e é usada para feitiços, rituais, e outros efeitos mágicos.

Que língua falam os Dragonborn?

O Dragonborn fala Draconic, uma língua antiga que só é falada por quem tem uma ligação com os dragões. Trata-se de uma língua difícil e secreta.

Na publicação mais recente de Dungeons & Dragons o seu conteúdo tem alguns heróis inesperados?

Podemos dizer que sim mas terão que descobrir, mas podemos confirmar que a Michelle Rodríguez e o Hugh Grant não são nenhuma delas 🙂

Livros coloridos em cima da mesa com um caderno aberto.

O que são as edições Dungeons and Dragons?

Primeiro, vamos fazer um breve esclarecimento sobre o que é este universo de aventura que estamos a falar hoje.

Dungeons & Dragons é um jogo de RPG popular que existe desde 1974. É um jogo de fantasia onde os jogadores criam contas e as suas próprias personagens e vão em aventuras num mundo de magia e monstros.

Tem assistido a muitas edições ao longo dos anos.

1e foi a primeira edição do D&D e é considerada a versão mais clássica do jogo. 2e adicionou mais complexidade ao jogo de aventura, enquanto 3e tornou mais fácil para os recém-chegados aprender a jogar. Finalmente, 4e introduziu um sistema de combate simplificado que tornou mais fácil para os jogadores acompanharem o seu progresso durante as batalhas.

O que é Dungeon and Dragons 5e?

A última edição posta no mercado, 5e, foi lançada em 2014 e tem sido a versão mais popular desde então com um numero record de conta por jogador criadas. O jogo de aventura é agora melhorado para encorajar a imaginação dos jogadores, a colaboração, e a capacidade de resolução de problemas.

Dados, formulários de papel e livros espalhados pela mesa.

Dungeons & Dragons: Línguas em poucas palavras

Um dos aspectos mais importantes do jogo são as línguas distintivas. É uma das muitas ferramentas que os jogadores utilizam para mergulhar ainda mais neste mundo de aventura e combate.

Ajuda a construir muitas bases para as personagens, tanto culturais como étnicas.

Mas no caso de qualquer RPG de mesa, os jogadores não só aprendem o vocabulário das línguas com livros sobre o assunto, como também utilizam este conhecimento no jogo.

Assim, agora que sabemos como essas línguas DnD são especiais, vamos dar uma vista de olhos a cada uma delas e os seus detalhes.

Quantas línguas existem no D&D?

Estima-se que existem atualmente mais de 100 línguas distintas no jogo , desde as línguas comuns dos humanos, duendes e anões, até às línguas raras e antigas das divindades e civilizações antigas.

Cada língua tem o seu próprio conjunto único de palavras e frases, bem como a sua própria gramática e sintaxe, permitindo uma grande variedade de comunicação entre personagens. Existem frequentemente diferentes guiões e dialetos também para cada língua.

Línguas mais faladas em Dungeons and Dragons

Existem algumas línguas que se falam no universo DnD que são muito mais populares do que outras.

É normal porque algumas das raças são escolhidas com mais frequência pelos jogadores e, por conseguinte, as suas línguas são mais utilizadas.

Vejamos quais são as línguas mais comuns e como elas têm impacto no mundo DnD.

Escrever no papel antigo.

Língua comum

É sem dúvida a mais popular de todas as línguas DnD 5e.

Embora a língua comum seja principalmente uma língua humana, é partilhada por múltiplas raças e outras criaturas do jogo. A maioria das criaturas em Forgotten Realms fala a mesma língua.

É a língua usada para feitiços, rituais, e outros efeitos mágicos.

Como quase todos os NPCs neste jogo falam comum porque é representado pelo inglês no livro do manual do jogador.

Linguagem Undercommon

Undercommon é um caso muito interessante de línguas DnD, devido ao facto de ser utilizado por um grupo específico fora do contexto nacional e étnico. Os falantes típicos de Undercommon vivem em Underdark, mas acima de tudo, é uma língua de comerciantes e comerciantes logo com maior mercado.

É uma língua falada pela maioria das raças inteligentes nesta área subterrânea. Inclui Anões, Grimlocks & Ropers com uma marca e história partilhadas neste jogo.

Linguagem dos anões

Sem surpresa, é a língua dos Anões. É uma das línguas mais difundidas, pois seguiu os anões na sua viagem através do mundo.

O que é interessante é que é uma das poucas línguas DnD com o seu próprio guião rúnico único. Para a maioria das raças, é conhecida sob o nome de Dethek. Este nome também significa a língua dos anões no seu próprio discurso.

Um misterioso anão aventureiro com uma bengala, parado na estrada entre as montanhas.

Línguas dos elfos

Conhecidos também como Elfos, as línguas nesta categoria são faladas por Elfos e Meios-Elfo.

Ainda assim, a maioria das raças conhece as línguas dos Elfos até certo ponto, principalmente porque há muitos poemas e canções famosas escritas por bardos Elfos.

Os Elfos têm também dois sistemas de escrita e dialetos diferentes.

  • Elvish selvagem. Uma linguagem altamente musical falada por Sylvan Elfos. Não é muito compreensível para os outros Elfos.

  • Seldruin. A forma de linguagem utilizada pelos Elfos Elfos de Alta Magia.

  • Espruar. Um sistema de escrita alfabética dos Elfos da Lua.

  • Hamarfae. O guião para a língua Seldruin.

As línguas dos Elfos são úteis para quase todos os jogadores, mais importante para aqueles que interpretam os Elfos, Meio-Elfos, e Magos usando a magia dos Elfos.

Elfa ruiva em frente à floresta.

Língua dos gigantes

A língua dos gigantes é falada por gigantes, incluindo Gigantes da Colina, Gigantes de Pedra, Gigantes de Gelo, Gigantes de Fogo, e Gigantes de Nuvem.

A língua é constituída por uma variedade de dialetos com algumas palavras partilhadas entre eles. A língua gigante foi concebida para ser fácil de aprender e usar tanto durante o jogo como para um Dungeon Master.

Um gigante com chifres no meio do fogo.

Língua gnomish

A língua gnomish é uma língua construída e falada pelos gnomos, uma raça de pequenos humanóides no mundo do jogo.

É uma linguagem suficientemente simples que não tem muito mais trivialidades sobre ela. No entanto, por vezes pode ser útil; uma personagem que a conhece é suscetível de ganhar uma vantagem em certas situações.

Um gnomo de jardim na floresta.

Língua dos duendes

Conhecida também como Ghukliak, a língua goblin é mais um exemplo de uma popular língua DnD.

É falada por Goblins, Hobgoblins, e Bugbears. A língua goblin utilizava inicialmente a escrita Dethek, mas eventualmente o alfabeto autónomo Thorass foi criado no século XV.

Uma estátua de pedra de um duende.

Língua de Halfling

A língua dos Halflings, Luiric (ou Lurienal), era falada principalmente pelos Halflings de Luiren. No entanto, devido à adaptabilidade dos halflings, a maioria dos que viviam fora do Luiren tinha deixado de falar a sua língua nativa e, em vez disso, utilizava a língua comum ou outras línguas humanas.

Línguas raras e exóticas

Há muitas línguas raras em masmorras e dragões, por isso vamos falar sobre as mais interessantes delas.

Um dragão a fazer fogo com o céu em fundo.

Linguagem dracónica

A língua dracónica é uma das mais singulares línguas de Dungeons e Dragons. Falada principalmente pelos Dragões, é uma língua rara e secreta. Os outros falantes incluem apenas nativos dracónicos, tais como os kobolds e Dragonborn, ou raças reptilianas: Trogloditas e Lizardfolk.

O discurso dracónico é também conhecido pelo nome de Glav que significa “falar” ou “conversar” em língua dracónica. Por vezes também é chamado “língua de feiticeiro”, pois os dragões são vistos como criaturas altamente mágicas.

A língua dracónica é uma das mais antigas do mundo, que se acredita ter sido criada pelas espécies ancestrais dos verdadeiros dragões. Uma língua dracónica utiliza um guião conhecido como Iokharic, que é equivalente ao das línguas humanas.

Linguagem druida

Os druidas, que adoravam Silvanus, desenvolveram a língua druida secreta, que só era ensinada aos membros do seu grupo.

A língua druida utilizava a sua própria escrita alfabética e era composta por duas línguas distintas mas relacionadas: Drueidan e Daelic. A primeira língua druida era falada pela maioria dos druidas, enquanto que os da Moonshaes falavam Daelic.

Era proibido a pessoas não druidas aprender a língua druida.

Língua Orc

Orc, também conhecido como Orcish ou Daraktan, era uma língua falada e escrita pela maioria dos Orcs. Esta língua baseava-se na escrita Dethek e derivava da antiga língua Hulgorkyn utilizada pelos orcs.

Língua Troll

A língua Troll é a língua falada pelos trolls. É uma mistura de algaraviar e sons guturais e é muito difícil para os não trolls compreenderem ou falarem.

Os trolls são conhecidos por serem criaturas astuciosas e manipuladoras e utilizam frequentemente a sua linguagem para enganar e manipular os outros. Não estão acima de usar a sua linguagem para enganar as pessoas a fazer coisas que não querem fazer.

Os Trolls também gostam de usar a sua linguagem para insultar e gozar com as pessoas, e muitas vezes usam-na para intimidar e assustar aqueles que querem controlar.

Linguagem dos vampiros

Os vampiros em Masmorras e Dragões têm a sua própria língua conhecida como Vampírico. Tem uma sintaxe e gramática complexas, e só é falada por Vampiros.

A língua vampírica é usada principalmente para comunicar com outros vampiros para lançar feitiços e planear estratégias para batalhas. É também utilizada para rituais cerimónias, bem como para fazer contratos e acordos.

Linguagem dos magos

Em dungeons dragons , os Magos são poderosos feiticeiros que fizeram um acordo com uma entidade extraplanetárias como um diabo, demónio, ou feiticeiro.

Assim, eles ganham acesso a uma variedade de habilidades mágicas. Os magos podem falar as línguas dos seus protetores, bem como quaisquer línguas mais comuns com que estejam familiarizados. Os magos falam tipicamente Abissal, Celestial, e Infernal, bem como Dracónico. Embora possam também compreender muitas outras línguas, tipicamente não as falam.

Tradutor de línguas Dungeons and Dragons

Ao jogar o jogo pode ser útil para conhecer palavras das línguas comuns neste universo.

Naturalmente, é impossível resumir aqui todas as línguas, por isso preparámos as línguas mais comuns no dungeons dragons abaixo.

Assim, mesmo que não encontre aqui uma tabela de línguas exóticas, veja as palavras mais importantes na língua dos elfos, língua Dwarvish, e língua Draconic:

Dungeons and Dragons: Perguntas mais frequentes sobre línguas

Ainda algumas dúvidas sobre como funcionam as línguas em dungeons dragons ? Talvez também podemos ajudar com isso!

Pode aprender línguas no DnD?

Efetivamente, existem muitos artigos informativos online para o ajudar a praticar o vocabulário de uma língua escolhida.

Pode proporcionar uma experiência imersiva para os jogadores que desejam explorar os antecedentes das suas personagens ou interagir com os NPCs de uma forma mais significativa. Além disso, pode ajudar Dungeon Masters a criar pontos de enredo ou puzzles únicos que requerem conhecimentos linguísticos a fim de progredir no jogo.

Como é que as minhas personagens aprendem a sua própria língua em Dungeon and Dragons?

Uma forma de aprender línguas no jogo de computador é encontrar um professor. Pode procurar NPCs que possam ensinar-lhe a língua escolhida. Além disso, pode encontrar artigos mágicos, tais como um Manual de Aviões, que lhe podem ensinar uma língua.

Também pode assumir certas missões que exigem que aprenda uma língua. Finalmente, pode aventurar-se em certas partes do mundo onde a língua é falada e aprendê-la por imersão. Assim, invista num bom professor de línguas, encontre itens mágicos, faça missões, e explore o mundo para aprender línguas em dungeons dragons .

Como é que utilizo línguas em Dungeon and Dragons?

Para utilizar mais línguas em dungeons dragons , primeiro, decida quais as que as suas personagens conhecerão. Dependendo da sua formação, poderão ter acesso a certas línguas (geralmente duas línguas). Pode também optar por aprender uma nova língua como resultado da conclusão de uma missão de certificação.

Uma vez decididas as línguas que os seus personagens vão conhecer, pode começar a utilizá-las no jogo. Encoraje os jogadores a falar as línguas nativas das suas personagens, quando apropriado.

Os NPCs também não falam apenas línguas comuns e podem compreender línguas específicas da sua nacionalidade, por isso não se esqueça de usar isso e falar várias línguas durante a sua sessão. Finalmente, pode usar mais línguas para acrescentar sabor ao seu mundo, incluindo frases de diferentes línguas faladas em descrições ou dando aos NPCs sotaques únicos. Utilizar tanto línguas populares como exóticas em dungeons dragons pode dar vida ao seu mundo.

Posso aprender uma nova língua, depois da criação de personagens ter terminado?

Sim. Tal como descrito acima, pode encontrar muitas oportunidades de aprender novas línguas no jogo.

Quem Fala Linguagem Abissal em 5e?

No jogo dungeons dragons 5ª edição, criaturas do Abismo – tais como Demónios, Demónios e Yugoloths – falam Abismo, uma linguagem infernal. O Abissal é uma língua primordial, que remonta aos primeiros dias do multiverso, e só é falada por aqueles que têm uma ligação ao Abismo.

O Abissal é frequentemente utilizado por poderosos feiticeiros para invocar criaturas do Abissal ou para comunicar com seres infernais. É também falado por alguns monstruosos humanoides, tais como Orcs, Ogres e Trolls, bem como por certos cultos malignos.

Que Língua Falam os Demónios em 5e?

Os demónios em 5e falam Abissal. Não é tanto uma língua como um conjunto de sons guturais e palavras cacofónicas. É difícil aprender e desconfortável falar, mas aqueles que desejam comunicar com demónios devem fazê-lo no Abissal.

Que língua falam os Dragonborn?

Os Dragonborn falam a língua dracónica, da qual falámos em pormenor acima.

Os Tieflings falam Abissal?

Sim, os Tieflings falam Abissal em dungeons dragons . Como foi dito acima, Abissal é uma língua que os Diabos, Demónios, e outras criaturas malignas dos Planos Inferiores falam.

DnD Línguas de Fantasia: Resumo

Não há dúvida de que o universo de dungeons dragons oferece oportunidades maravilhosas para mergulhar neste mundo e em aventuras encenadas.

As línguas são uma parte importante disso. Cada criatura diferente em Forgotten Realms tem a sua própria língua correspondente a um passado, nacionalidade, e língua única.

Descobriu algum facto interessante sobre línguas em dungeons dragons ?

Se desejar curiosidades sobre mais línguas, não deixe de consultar as outras secções do nosso blogue. Escrevemos muito sobre elas, por vezes também sobre o mundo real.

E se desejar que houvesse um tradutor de línguas em dungeons dragons , então quem sabe… Talvez um dia o Vasco Translator o possa ajudar. Isso é o que chamaríamos um bom acessório do D&D:)

Em resumo

dungeons dragons é um dos jogos de RPG mais popular com o seu próprio conjunto único de linguagens de fantasia. Estas línguas são utilizadas para criar culturas distintas e dar aos personagens personalidades com estilo de vida. Existem actualmente mais de 100 línguas no jogo, incluindo as línguas comuns dos humanos, elfos e anões, bem como línguas raras e antigas de divindades e civilizações antigas. As línguas mais populares são a língua comum, Undercommon, Dwarvish, Elvish, Giant, Gnomish, Goblin, Halfling, e línguas Orc. Há também línguas exóticas raras, tais como o dracónico, druídico, orc, troll, vampiro, e línguas de mago. Os jogadores podem aprender línguas em D&D, encontrando um professor, encontrando itens mágicos, fazendo missões, ou explorando o mundo. As línguas podem ser usadas para feitiços, rituais, e outros efeitos mágicos, bem como para comunicação, pontos de enredo, puzzles, e para adicionar sabor ao mundo.

Agnieszka Noskowska

Robert Faber

Robert é um viajante entusiasta e adepto das novas tecnologias. Sabe cozinhar bem, mas nunca tem tempo suficiente para o fazer e acaba por se queixar da maioria das refeições. É um frequentador assíduo do ginásio.

ENTRADAS SEMELHANTES

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.